sexta-feira, 30 de julho de 2010

É amanhã: Evento Gourmet na Degusta!

Não perca este maravilhoso evento em comemoração aos dez anos da Degusta! Amanhã, às 10h da manhã, o chef Antonello, da Le Creuset, vai ensinar receitas feitas com muito sabor e capricho no espaço gourmet da Degusta.
Se você quiser participar, garanta sua inscrição pelo telefone 3432-6401.

Confira a chamada que saiu hoje na Gazeta de Piracicaba:

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Evento do Dia dos Pais - Le Creuset

Em comemoração ao dia dos pais e aos dez anos da loja, a Degusta vai realizar mais um evento Gourmet com as melhores panelas do mundo. O Chef Antonello volta à Degusta e traz, a seus clientes, três excelentes receitas preparadas com as panelas Le Creuset: salada caprese morna, cordeiro ao molho de cerveja Guiness com couscous marroquino e ratatuille e panforte de Siena com sorvete de creme.


Ao fim do evento, quem levar a panela de Risotto da Le Creuset ganha um kit com os melhores utensílios que a sua cozinha pode ter.

Não perca esta comemoração! Inscreva-se pelo telefone: 3432 - 6401

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Como economizar água e energia para ter uma casa mais sutentável

O conceito de sustentabilidade já se fixou no nosso cotidiano. Em tudo que fazemos, temos de ter consciência de que as nossas atitudes se refletem no planeta. O blog da Degusta já trouxe dicas para um lar saudável e sustentável aqui e aqui . Hoje, o toque ecológico é dos arquitetos Leonardo Shieh, Consuelo Jorge e do paisagista Benedito Abbud. Eles explicam que um lar sustentável é bom para o meio ambiente e bom para o bolso, confira:




Para economizar água:


Certifique-se que não há nenhum vazamento na casa toda:
Custam somente alguns reais para trocar o reparo danificado, que causa o típico gotejamento de torneiras – mas que pode economizar centenas de reais ao ano (além de muita água)
Troque as válvulas de descarga (parede ou caixa acoplada) para a de duas teclas: Na maioria das vezes, precisamos de menos água do que as válvulas comuns liberam a cada toque
Instale arejadores de água nas torneiras: Misturando ar na saída da torneira, você torna a água mais volumosa. Isso aumenta o rendimento ao lavar as mãos ou louças
Para economizar na conta, coloque uma válvula bloqueadora de ar no hidrômetro:  Em algumas regiões onde a distribuição de água é descontínua, muitas vezes ar é medido no lugar de água. Consulte os modelos permitidos pela sua concessionária de água
Economia em dobro: Lembre-se que tipicamente, as concessionárias cobram pela água duas vezes: na entrada do hidrômetro, e na saída para o esgoto. Portanto, cada litro economizado é economia em dobro!
Na construção ou reforma, opte por piso drenante: ele drena água da chuva ajudando a minimizar o acúmulo de poças e enchentes


Para economizar energia:

Abra as cortinas e janelas: Use luz e ventilação natural o máximo possível. Evite o grande vilão no consumo de energia: ar condicionado.
Abra um furo na laje e coloque um domus: Além de dar muita luz para ambientes com pouca janelas, dependendo do modelo você consegue criar uma saída de ar no alto da casa. Isso promove tanto a ventilação cruzada como o chamado efeito chaminé, onde o ar quente procura saída pelo ponto mais alto, aumentando a entrada de ar mais frio pelas janelas abaixo
Se já tiver muita luz, abra um furo na parede: A ventilação cruzada é sempre ideal para deixar a casa fresquinha e econômica. Se puder, abra uma nova janela na parede oposta às janelas existentes
Lâmpadas Ecológicas: Como alternativa ao domus, existem no mercado kits de “lâmpadas” ecológicas que conduzem luz solar por tubos até seu ambiente.
Pinte a laje de cobertura de branco: Para evitar o aquecimento de sua casa pela cobertura, pinte-a de branco. Simples e fácil.
Instale um jardim na cobertura: Também para evitar o aquecimento de sua casa pela cobertura (e ainda aliviar o sistema de drenagem urbana) instale um jardim na cobertura. Existem empresas especializadas com kits prontos, mas um bom paisagista ou jardineiro também pode ajudá-lo. Só consulte antes seu engenheiro para ver se a estrutura suporta a carga adicional.
Instale sensores de presença: Se fizer questão daquela iluminação na calçada, instale sensor de presença com foto-célula. À noite, a luz acenderá automaticamente sempre que alguém se movimentar ao redor.
Use os interruptores de acordo com a rota de fuga da casa: Para evitar deixar luzes dos cômodos acesas, coloque os interruptores em pontos estratégicos e não espalhados pela casa. (Dica: A arquiteta Consuelo Jorge tem um interruptor do lado da cama que apaga as luzes de toda a casa)
Utilize luminárias pontuais: Evite ligar as luzes da sala toda, se estiver usando somente uma parte dela. Tenha abajures junto a sofás e escrivaninhas. Além de economizar, você deixará a casa muito mais aconchegante.


Via: Casa e Imóveis

terça-feira, 27 de julho de 2010

Dia dos Pais Gourmet - Le Creuset

O dia dos pais está chegando e se você tem um pai que adora inventar novas receitas e experimentar novos sabores a Degusta tem os presentes certos para agradá-lo!
Hoje a sugestão vai para aqueles pais que adoram churrasco ou grelhados: As grelhas da Le Creuset são excelentes para deixar qualquer tipo de carne no ponto certo. As receitas ficam muito mais saudáveis e gostosas e, seu pai, muito mais feliz!

Confira os modelos que a Le Creuset possui :

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Conserve seus produtos Riva

Se você adquiriu um produto da Riva é necessário adotar várias práticas de limpeza e conservação para garantir que o brilho e a beleza da peça estejam sempre intactos. A marca dá a dica de como preservar a qualidade original:



Para garantir o brilho e a beleza dos seus artigos Riva por mais tempo, é preciso seguir algumas recomendações:

Limpeza diária:

- Lavar preferencialmente com água quente;
- Secar imediatamente com flanela ou algodão;
- Não usar esponjas ou palhas de aço;
- Evitar lavar em m´quina e deixar de molho na água;
- Evitar deixar restos de comida nos artigos, pois eles podem causar manchas;

Conservação:

- O produto indicado para a limpeza de pratarias é o Silvo, que pode ser diluído com água, em partes iguais;
- Com um algodão macido, espalhar o produto sobre a peça sem esfregar e deixar agir alguns minutos;
- Com uma flanela macia e seca, remover o excesso, sem esfregar.


 Via Riva

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Receita da Le Creuset

Chegou o fim de semana, é hora de descansar e preparar pratos deliciosos para aproveitar com família e amigos. Hoje, a Le Creuset indica a receita de Picatta al Limone, da chef Marcela Maragliano.
 Confira:


Ingredientes

8 bifes de filé mignon
1 cebola picadinha
2 dentes de alho espremidos
4 cebolinhas-verdes picadas
3 colheres de sopa de azeite de oliva
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de sherry seco
2 colheres de sopa de suco de limão espremido na hora
1 colher de alcaparrras ( opcional )
1⁄2 xícara das de chá de farinha de trigo
sal e pimenta do reino
1 1⁄2 xícaras das de chá de caldo de carne (aproximadamente )
fatias de limão
salsinha picadinha

Modo de Fazer

1. Achate os filés de peito com um socador.
2. Tempere os filés com sal e pimenta do reino e passe-os na  farinha de trigo.
3. Numa frigideira, coloque a manteiga e frite os filés de peito por 2 a 3 minutos de cada lado.
4. Noutra panela, coloque o azeite e nele doure a cebola e o alho.
5. Coloque a cebola e o alho na frigideira com os filés e, em fogo alto, coloque o sherry, o caldo de carne, as alcaparras e, por último o suco de limão. Enfeitar com fatias de limão e salsinha picada.


Se você gostou, acompanhe diariamente o Blog da Degusta e se prepare para as surpresas que vêm por aí! Aguarde!

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Temos apego emocional a algumas peças consideradas fora de moda. Podemos usá-las? De que jeito?

Sabe aquele enfeite que tem uma história divertida? Ou aquele móvel que você não consegue se desfazer? Como saber se ele combina com a decoração da sua casa ou se é hora de dar adeus? O designer de interiores e mestre em história e crítica da arquitetura Marcel Steiner diz o que pode ou não na hora de dar o toque pessoal a um ambiente:



Toalhinha de crochê, pinguim de geladeira, estante de bibelôs, porta-retratos, suvenires. A lista de itens considerados bregas na decoração não tem fim. Quanto termino um projeto, meus clientes sempre “enfeitam” a casa com detalhes que não estavam previstos. Um pesadelo para qualquer arquiteto ou decorador. Mas não me incomodo mais com isso.
Os enfeites pessoais e outros acessórios acabam dando personalidade à casa, e o cliente se sente mais confortável rodeado de objetos que remetem à memória familiar e ao seu gosto pessoal. Em alguns casos, se usados com cautela, podem dar um charme extra ao projeto, por mais cafonas que sejam. Veja abaixo os objetos e recursos que podem ficar bem na sua casa, mesmo que a maioria das revistas e profissionais os coloquem na lista de itens proibidos na decoração. E, é claro, também tudo aquilo que, realmente, deve ficar fora da sua casa.

•      Toalhinhas de crochê são um terror. As avós adoram colocar esses apetrechos sobre a televisão, mesinhas laterais e uma comprida sobre a mesa de jantar. Acho complicado!

•      Lixeira e porta-detergente com motivos de “vaca” são outros itens bem cafonas. Destroem qualquer cozinha. Só vale para quem tem uma cozinha mais divertida, com outras peças engraçadinhas. Sozinhas, as vacas são de mau gosto.

•      Quem foi que inventou porta-papel higiênico de tecido com bordados? Um crime contra o bom gosto.

•      Vasinhos com violetas também fazem parte da coleção de erros de uma casa. O problema, na verdade, são os vasos de plástico preto. Se você colocar as plantas em vasos de barro ou cerâmica, tudo muda.

•      Misturar estampas está na moda. Mesmo que a combinação não dê muito certo. Aproveite para usar na sala tudo aquilo que sua família guardou nos últimos anos por considerar brega.

•      No banheiro, cuidado com as toalhas bordadas e com estampas de folhas e flores.  Pode ficar bom, entretanto, se o banheiro for vintage, com azulejos amarelos ou azuis e louça colorida, como vaso sanitário rosa ou verde.

•      Houve uma época em que o dourado reinava nos apartamentos novos. Hoje em dia, todo mundo quer metais e puxadores de inox, preferencialmente fosco. Não tenho nada contra o cromado brilhante. E também nada contra o dourado. Desde que ele orne com o resto da casa. É preciso que haja peças e revestimentos retrôs para ficar bacana.

•      Estátuas de gesso decorativas são uma agressão à estética. No entanto, se elas forem usadas de maneira despretensiosa, sem querer passar por uma Renascentista de mármore, até vai... Mas não dê destaque à peça. A combinação de nicho com estátua falsa é de doer.


 Via Casa e Imóveis

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Dica de livros

Saiba sobre os melhores títulos de arquitetura, arte e design que vão atualizar a sua biblioteca:

As artes de Carybé: Editado pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e pelo Museu Afro Brasil, o livro reúne ilustrações, reproduções de pinturas, desenhos e esculturas do argentino Hector Julio Paride Bernabó, mais conhecido como Carybé- um dos mais expressivos artistas que a Bahia já acolheu. Destaque para os textos de Jorge Amado, Rubem Braga, José Claudino da Silva e Vinícius de Moraes.







Plastic Dreams: de Charlotte e Peter Fiell - maiores nomes no assunto-, dá forma aos sonhos feitos de plástico. Para esta edição foram garimpadas 120 peças moldadas com a matéria-prima, algumas assinadas por Karim Rashid, Zaha Hadid e Irmãos Campana. Lançado pela editora Fiell, o manual do polipropileno é encontrado na Amazon.



Neoplasticismo na pintura e na arquitetura: do escritor holandês Piet Mondrian, é uma seleção de sete ensaios inéditos, além de intensa produção teórica com diferentes perspectivas de relação entre pintura e arquitetura, e uma reflexão fundamental sobre a relação do homem com o mundo urbano, com tradução de João Carlos Pijnappel. Editora Cosac & Naif.





Via Casa Vogue

terça-feira, 20 de julho de 2010

Dica da Blue Gardenia - Orientações sobre Tecidos

Quem tem uma peça da Blue Gardenia sabe que todo cuidado é pouco para manter a qualidade dos tecidos. Pensando nisso, hoje a dica da marca é de como limpar as peças e mantê-las intactas sempre.




Recomenda-se lavar à seco. Encolhe se lavada à temperaturas muito altas ou se ficar de molho. Deforma se pendurada para secar.

Algodão
Deve ser lavado separadamente na primeira vez. Detergentes suaves protegem melhor da descoloração. Encolhe se lavado à temperatura muito alta. Vantagens: Material arejado e flexível, alta resistência à fricção.

Linho
Recomenda-se mandar ao tintureiro. Caso lave à mão, utilize água fria. Pode ser passado. Vantagens: Material arejado e macio, mas com o inconveniente de forte tendência a amassar.

Seda
Não deve ser lavado à temperatura alta. Não deve ir à secadora. Manchas resistentes devem ser tratadas por tinturaria profissional.

Fibras Sintéticas
Poliéster, Nylon, etc...
Altas temperaturas são sempre prejudiciais. Secagem à máquina e exposição direta à luz tendem a endurecer as fibras. Nunca faça experiências com manchas difíceis. Leve a peça a uma tinturaria profissional. Branqueadores são preferíveis a alvejantes.

Sempre leve para lavar à seco as peças que tenham forro. Use um detergente neutro para tecidos delicados. Dissolva o detergente apropriado e distribua a roupa uniformemente para evitar manchas.

Sensíveis ao calor. Devem ser lavadas com água morna e passadas sem vapor, em baixas temperaturas.

Vantagens: Muito resistentes, amassam pouco e mantêm as cores.

Inconvenientes: Materiais derivados de matéria-prima inflamável. Possui ação eletrostática.

Atenção!
Essas informações são baseadas em tecidos de uma única composição. No caso de peças com dois tipos de tecidos, é necessário aplicar uma combinação de tratamentos, conforme a composição.

Via Blue Gardenia

segunda-feira, 19 de julho de 2010

10 anos da Degusta - Facas Kyocera

Neste sábado, dia 17 de julho, a Degusta fez o lançamento de mais uma marca exclusiva que já é sucesso no mundo todo. As facas de cerâmica Kyocera chegam até você para facilitar sua vida e deixar os momentos Gourmets ainda mais prazerosos.

Desenvolvidas com cerâmica avançada, elas são insuperáveis: resistentes a ferrugens e desgastes, design funcional, fio 10 vezes mais durável que o das facas tradicionais, 50% mais rígidas que o aço e ideal para usar a criatividade nos pratos mais elaborados.

Quem esteve no evento pôde conferir esta superioridade com os próprios olhos e até mesmo experimentar o poder deste utensílio imprescindível na sua cozinha.


Fique de olho no Blog da Degusta e não perca os próximos eventos em comemoração ao aniversário de dez anos da loja!

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Dez anos da Degusta: Demonstração das facas Kyocera

Amanhã tem mais uma comemoração especial pelo aniversário de dez anos da Degusta! A partir das 10 da manhã deste sábado, a loja espera você para uma fantástica demonstração das Facas de Cerâmica Kyocera, a mais nova marca exclusiva da Degusta (ótima sugestão para presentear o seu pai).
Mas para participar é preciso confirmar sua vaga. Ligue para 3432-6401 e venha celebrar com a gente!

Dica da Blue Gardenia: Organizando a Rouparia

Não há nada mais agradável que curtir a cama no inverno: dormir até mais tarde, se esquentar do frio e relaxar! Hoje a dica é da Blue Gardenia -  aprenda a organizar e conservar a sua rouparia e aproveite a época mais aconchegante do ano!



Não importa o local que você escolher para guardar sua roupa de cama, mesa ou banho, os princípios de organização são os mesmos: prateleiras e gavetas devem estar limpas e recém pintadas ouforradas (a madeira sem acabamento pode com o tempo, manchar os tecidos).

As roupas podem ser dobradas de forma a serem encaixadas em espaços amplos ou estreitos. Se as prateleiras forem ajustáveis, ajuste-as nas diversas alturas indicadas abaixo. Se a disposição de seu armário ou guarda-roupa não for flexível, use cestas, caixas plásticas, divisórias ou aramadas para criar espaços e superfícies personalizadas.

Jogos de cama e banho
Uma altura em torno de 0,25cm é o suficiente para lençóis. Mantenha lençóis juntos em jogos (lençol de cima, lençol de baixo e fronhas) para cada cama. Deixe cerca de 30 a 40cm de altura de prateleiras para toalhas; organize-as por tamanho ou de acordo com o banheiro onde serão usadas.

Acolchoados, cobertores e travesseiros
Acolchoados volumosos, cobertores de soft e travesseiros extras podem precisar de 0,45cm de espaço na prateleira. Empilhe essas roupas de cama na parte superior de seu armário, já que provavelmente você só precisará alcançá-los poucas vezes por ano.

Guarde os alcochoados, cobertores e travesseiros em sacos de tecidos de algodão ou tnt bem fechados, para evitar que fiquem empoeirados, mas nunca guarde-os em sacos plásticos, porque os mesmos necessitam de respiração. Um baú, uma arca ou caixa que deslize para baixo da cama também é uma boa solução de armazenamento.

Toalhas de mesa
As toalhas de mesa devem ser guardadas juntas com os jogos de guardanapo.

Etiquetas
Usando etiquetas você não precisará abrir os pacotes para saber o que tem dentro. Gaste alguns minutos colocando etiquetas adesivas ou cartões identificadores em um extremo das prateleiras.

Prevenção contra pragas
Sachês de cedro usados nas gavetas ajudam a evitar o mofo. Também podem ser usados sachês para dar uma fragrância delicada à roupa.

Curiosidades
Usar sachês para deixar uma fragrância na roupa é um costume centenário, de quando as noivas recebiam um enxoval de roupas finas que deveriam durar toda a vida. As jovens também geralmente ganhavam uma arca ou armário para armazená-las.

Via: Blue Gardenia

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Como escolher e combinar a rouparia?

No quarto, é a cama quem reina. Passamos bom tempo de nossos dias desfrutando de seu conforto, por isso é preciso dar muita atenção à rouparia usada, ela influencia na decoração, no bem-estar e também no humor de quem partilha o quarto. Confira as dicas de como escolher a roupa de cama com designer Marcel Steiner e bons sonhos!


Se você gasta um dinheirão em sapatos, bolsas e acessórios para o carro, então, por que não gastar também com roupa de cama? Passamos em média oito horas por dia na cama. Esse já é um bom motivo para investir em lençóis. Compare o tempo que você passa em frente à TV ou dentro do carro. Caso você tenha um carrão na garagem ou televisor de última geração, está na hora de começar a pensar com carinho na roupa de cama também.

·         Cada cultura tem um jeito diferente de dormir. E cada família, em uma determinada cultura, também. Por essa razão, é difícil recomendar tecidos, modos de arrumar a cama e de escolher as colchas. Cada casa tem um jeito próprio de cuidar desse assunto. Mas se você não está feliz e sente falta de um pouco mais de conforto, eis a hora de mudar!

·         Nos hotéis mais sofisticados do mundo, os lençóis quase sempre são de algodão egípcio, com muitos e muitos fios. Quanto mais fios tiver o tecido, mais liso e sedoso ele fica.

·         Além do algodão, existem outros tecidos como a viscose, poliéster e jérsei. A única desvantagem do jérsei é o encolhimento que pode ocorrer se for colocado na secadora de roupas, é recomendado secar apenas no varal.


·         Na hora de comprar os jogos, fique atento às medidas. Meça sua cama antes de sair às compras. E não se esqueça de medir o edredom para comprar a capa.

·         Combinar estampas não é tão fácil assim. Para quem não tem talento para isso, melhor comprar jogos brancos, que combinam com qualquer ambiente. Se você quer dar mais personalidade ao quarto, roupa de cama em tons de cinza ou azul marinho é uma boa aposta, especialmente para dormitórios masculinos. No Brasil, a maioria prefere estampas floridas e com bordados. Questão de gosto.


·         Na hora de arrumar a cama, por que não borrifar um perfume gostoso sobre os lençóis? Existem produtos específicos para esse uso. À noite, quando você for dormir, vai sentir o aroma bem leve e agradável.

Via Casa e Imóveis

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Festival de Flores - Parte 2

Veja a segunda parte das fotos dos arranjos que você encontra na Degusta. Aproveite o clima de inverno e traga seu jardim para dentro de casa!

terça-feira, 13 de julho de 2010

O bem-estar é colorido

Quer mudar o aspecto de um ambiente e não sabe como? Recorra às cores! Elas têm um poder de transformação maior que o imaginado. Qual cor? Todas! Confira a interessante matéria publicada hoje na Folha de S. Paulo sobre a influência das cores no bem-estar :

O Bem-estar é colorido
Nem verde, nem amarelo: quando o assunto é cor, é a variedade que produz, além de festa para os olhos, conforto físico e emocional
No mundo das cores, não faltam ideias preconcebidas, mas nada é preto no branco.
Definições simplistas como cor quente/ cor fria podem funcionar em manuais para decoradores, mas, na real, não é o que funciona.
“Procuramos reproduzir a diversidade cromática que encontramos na natureza. Ninguém aguenta ficar muito tempo em um ambiente de uma só cor, é tortura” , afirma João Carlos de Oliveira César, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.
É a diversidade de cores que produz o desejado bem-estar, “como quando estamos em contato com a natureza”, diz César.
O conforto de um entorno mais colorido também é físico. “Se a pessoa fica olhando muito tempo para uma só cor, usa apenas um dos cones da retina, cansa a visa. Para descansá-la, precisa olhar para outra cor, para usar outro desses cones”, explica o arquiteto.
Pensar a cor além do senso comum está ficando pop. No Reino Unido, um livro sobre a influência das cores no pensamento humano (“Through the Language Glass”, de Guy Deutscher) esgotou em menos de um mês.
No Brasil, o artista plástico Marco Giannotti prepara a edição do livro “Reflexões sobre a Cor” (ainda sem previsão de lançamento).

Baseado nos trabalhos do grupo de pesquisas cromáticas, da Faculdade de Comunicação e Artes da USP, a obra é uma reflexão sobre as cores que transcende as manifestações artísticas.
“O trabalhador rural, ao ver as fachadas de Volpi, pode perceber por que suas fachadas são sempre coloridas (...) O médico pode interpretar a relação entre cor e fisiologia. O torcedor de futebol pode indagar sobre a cor característica de seu time”, escreve Giannotti.
Há séculos, artistas, filósofos, físicos e, mais recentemente, neurocientistas, tentam entender as causas e os efeitos da percepção da cor.
Algumas conclusões desses pensadores passaram a fazer parte do repertório popular sobre as cores. Todas podem fazer sentido, mas é de bom tom reavaliá-las de acordo com as condições de cada época.
“Hoje, com a vastidão de novos pigmentos, criamos cores que nunca existiram. Isso derruba a noção de cor primária. Não existe cor pura. Você já viu um vermelho puro?”, pergunta Giannotti.
Não, mas você já fez uma construção mental do vermelho. E é essa construção que vai levar à percepção subjetiva da cor que desencadeia uma série de emoções, comportamentos, pensamentos.
Ao mesmo tempo, há uma percepção objetiva. Cada matiz (a cor básica) que é captado por uma célula-cone da retina e decodificado no cérebro pode causar reações fisiológicas mensuráveis.
Estudos mostram, por exemplo, que uma exposição intensa ao vermelho faz a pressão arterial subir.
“O predomínio de determinada cor causa reações no organismo, mas o efeitos também dependem da luminosidade ou saturação(pureza) da cor”, diz  João Carlos de Oliveira César.
Paula Csillag, professora de cor e linguagem visual da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) de São Paulo, idealizou um modelo sobre comunicação de cor que combina a percepção objetiva com a subjetiva.
O modelo que justapõe os efeitos objetivos da cor com o leque de interpretações subjetivas possíveis cria um caminho para usar cores que extrapola as regras preestabelecidas.
Por exemplo, se uma cor vibrante causa objetivamente reações de excitação (como o aumento da pressão), isso pode ser interpretado tanto como alegria quanto como perigo.
Além dos aspectos fisiológicos, culturais e emocionais, questões individuais influem no efeito da cor.

Quartinho Pastel

O arquiteto João Carlos de Oliveira César explica que, em crianças muito pequenas, o que surte mais efeito são as cores vivas.
“Como a visão não está totalmente desenvolvida, bebês precisam de cores vibrantes e diferentes entre si para serem estimulados.”
Portanto, quartinhos em tom pastel podem corresponder a algum ideal da mãe ou da família, mas não vão fazer muita diferença para o bebê.
Para idosos, funciona mais delimitar áreas coloridas. “Mesmo se ele não tiver problemas visuais, as bordas de uma área colorida ficam embaçadas se ela for muito extensa”, diz César.
Para aumentar a sensação de segurança em um ambiente, não importa tanto a cor em si, mas o jogo de luzes. “Um quarto com piso mais escuro que a parede, que é mais escura que o teto, dá a sensação de limite”, afirma o arquiteto.
A predominância de determinado tom pode ajudar a criar um clima mais propício à introspecção (como no caso do azul) ou à extroversão (vermelho). Mas a policromia total, o uso livre de diferentes cores, já é um efeito por si só.
Isso pode ser visto nos trabalhos realizados pelos participantes do projeto “A Gente Transforma”, idealizado pelo arquiteto Marcelo Rosenbaum e patrocinado pelas tintas Suvinil.
As propostas para transformar comunidades carentes envolvem várias ações. Mudar o tom do local, literalmente, é uma delas.
“As cores diminuem a tensão nesses lugares, aumentam a autoestima dos moradores e criam associação entre eles”, crê Rosenbaum.
As cores e combinações foram escolhidas pelos próprios moradores. Deu Volpi na cabeça. Não dá pra saber o quanto de reações fisiológicas e de influências culturais contribuem para o efeito feliz do novo visual dos locais. Mas que as cores funcionam, funcionam.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Festival de Flores!

Uma maneira fabulosa de deixar a casa com estilo e elegância é decorar com flores. Aqui no blog, já foi falado sobre as flores de inverno em cores profundas, pétalas brancas para o frio e também sobre os tipos de flores nos diversos cômodos de uma casa.
Aproveite as dicas e confira os arranjos mais belos que você encontra na Degusta e que vão deixar sua casa muito mais alegre:

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Mantenha tudo limpo!

Você sabe como conservar as peças mais importantes de decoração da sua casa? Existem muitos truques e procedimentos que garantem a limpeza e a conservação de artigos em tecido. A matéria publicada na Gazeta de Piracicaba em 24 de junho esclarece essas dúvidas. Confira:







Saiba como limpar e conservar os artigos de decoração; evite manchas e mofos

Para manter as peças de decoração - como almofadas, cortinas, colchas, tapetes, toalhas de mesa e guardanapos - sempre impecáveis, é importante conservá-las e secá-las de maneira adequada.
Os artigos grandes - como cortinas, almofadas e colchas - devem ser lavados em lugares especializados. "Seu tamanho impede a lavagem normal na máquina doméstica, podendo causar a quebra do equipamento. Já os tapetes são feitos de materiais que não podem ser lavados em casa", avisa Ricardo Monteiro, gerente operacional da Quality Lavanderia.

Anote as dicas de manutenção e limpeza de cada item:

- Cortinas e tapetes -  Devem ser limpos frequentemente com aspirador de pó e levados a cada seis meses para limpeza na lavanderia, por acúmulo de muita poeira, ácaros e sujidades. Como ficam expostas à ação do sol e do vento, as cortinas devem ter um bom forro para protegê-las, principalmente de raios solares infravermelhos e ultravioleta, evitando que o tecido enfraqueça e desbote. A falta de secagem correta, principalmente nos tapetes, pode provocar manchas, bolor, mau cheiro e apodrecimento.

- Almofadas- O aspirador de pó é útil na manutenção de almofadas. Quanto à limpeza na lavanderia, deve ocorrer toda vez que houver sujidades, sem exigência fixa de periodicidade.  "Quando lavados e secos de maneira inadequada, podem sofrer mau cheiro, ferrugem, bolor e manchas irrecuperáveis", adverte.

- Colchas - Por ficarem expostas à poeira, devem ser levadas à lavanderia a cada dois ou três meses. Lavagem e secagem incorretas causam manchas, mau cheiro e bolor, muitas vezes irreversíveis. Ricardo recomenda: "Dê preferência a sua troca constante por outra, para evitar exposição direta das pessoas ao pó que acumulam".

- Toalhas de mesa e guardanapos - Podem ser lavados normalmente em casa toda vez que forem utilizados. Se feitos de tecidos delicados ou com bordados, devem ser levados à lavanderia que cuidará deles de maneira correta. Quando pouco usados, recomenda-se guardá-los em local arejado, embalados em sacos de TNT. Quando muito usados , normalmente ficam sujos de molho ou gorduras. "O ideal é fazer primeiro uma pré-lavagem na água fria, para remover a sujidade mais grossa, seguida de alvejamento a quente, com produto à base de peróxido, que remove manchas remanescentes e preserva as cores", aconselha.

Truques e segredos para evitar e tirar o mau cheiro e bolor:

 Assim como peças de vestuário e roupas de cama, artigos de decoração guardados por muito tempo ou submetidos a lavagem e secagem inadequadas podem apresentar mau cheiro ou mofo. Ricardo Monteiro orienta como eliminar este tipo de problema:

- Sempre que possível, exponha peças pouco usadas a ambientes arejados e sem sol direto, periodicamente, deixe as portas dos armários abertas, principalmente em dias quentes e secos, para que os itens possam respirar e arejar;

- Utilize potes antimofo - há várias marcas no mercado, inclusive em fragrâncias neutras - em cada divisão dos armários. Eles contêm partículas que absorvem a umidade do ambiente e são um bom auxílio na conservação de todo tipo de tecido;

- Mau cheiro e bolor saem com uma boa lavagem e secagem completa; pode haver necessidade de repetir o procedimento, para total remoção do mau cheiro e do mofo;

- Tecidos de decoração normalmente nãp possuem solidez à lavagem e desbotam com facilidade quando passam por este processo. O ideal é lavar todos os artigos iguais no mesmo processo de limpeza, para não ficarem diferentes.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Rouge de Fer na Degusta

Baseada nas cores da porcelana chinesa, o Rouge de Fer é uma aposta certeira para decoração. Um tom quente de vermelho traz calor e sofisticação para todo tipo de ambiente. É também uma cor ideal para quebrar as composições minimalistas.
Confira algumas peças na cor que você pode encontrar na Degusta:



terça-feira, 6 de julho de 2010

Evento Gourmet na Gazeta

A Gazeta de Piracicaba publicou uma galeria com algumas fotos de quem esteve presente no último evento Gourmet da Degusta, o workshop de Pães e Brownies com Andrea Righetto da Boloart.
Confira as fotos de quem esteve por lá! E atente-se para os próximos eventos da Degusta! Muitas surpresas vêm por aí!



Clique na imagem para ampliar

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Dica da Sia: Clareie os dias invernais

A dica da Sia de hoje é de como deixar seus dias de inverno mais iluminados. Confira e inspire-se:

Tanto na moda quanto na decoração, o branco possui charme, elegância e estilo.

Definido como "a cor da luz", ele é a junção de todas as cores e traz luminosidade ao ambiente. Ilumine os dias invernais e utilize vasos com flores brancas para criar pontos claros em sua casa.



Brinque com o ton sur ton, reunindo diferentes tipos de flores como orquídeas, rosas callas e tulipas.

Para trazer um pouco do clima invernal europeu, reinvente sua casa com os flocos sintéticos da SIA. Coloque-os em um caso com água e flores e você obterá a mesma delicadeza dos cristais de neve




Via Sia Home Fashion

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Dica da Sia

A Sia dá mais uma dica de decoração própria para deixar sua casa aconchegante no inverno:


Como decorar sua casa de campo




Chegou o inverno e o tempo de ficarmos quentinhas em nossas casas! Nada melhor do que deixá-las aconchegantes e com ares campestres! Para que seu lar se transforme num verdadeiro chalé, invista nos estilos cottage e provençal!

O estilo provençal nos remete à vida rural dos franceses do sul da França, com suas casas em meio aos vinhedos e aos campos de lavanda. Para trazer essa atmosfera para sua casa, misture móveis clássicos regentes com outros desgastados ou rústicos. Aposte em texturas e paredes de aspecto desgastado ou de pedra, móveis mais pesados de madeira, lustres de ferro, estofados forrados com tecidos nobres e detalhes em toile de jouy.
  Além dos tons suaves e tonalidades em tons pastel, abuse de cores fortes que aquecerão o ambiente, como o amarelo ouro ou envelhecido, vermelhos, azul cobalto, verdes, ferrugem e tons de madeira.Escolha uma manta bem quentinha e deixe em um cesto de vime próximo ao sofá. Enfeites e utensílios como taças de cristal ou até mesmo vidro bem rústicas e pesadas e mobiliário de ferro no jardim compõem a decoração das casas de campo.


Se você é romântica, poderá adotar o “estilo cottage” (ou estilo chalé) e deixar a sua casa de campo acolhedora e feminina. Imagine uma cabaninha no campo, repleta de detalhes mimosos, arranjos de flores, toalha de mesa florida num chá da tarde com um bolinho feito na hora…

Essa é a sensação de conforto que temos quando estamos numa cottage! Ela não precisa ter o branco como cor predominante, mas cores claras e tons pastel estão sempre presentes.

Cortinas, colchas, detalhes em crochê, almofadas, louça florida, tudo para que você se sinta feliz e acolhida. Aposte em peças de madeira branca ou rústica, mas delicadas e femininas. Espelhos vintage, enfeites em porcelana, prata e até mesmo lustres de cristal são facilmente encontrados nos mais lindos chalés. Cestos de vime ou palha como porta coisas a padronagens mix and match são detalhes que compõem a atmosfera de uma autêntica casa de campo.

Via Sia Home Fashion

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Pães e Brownies: Quem estava lá


Confira os registros de quem esteve presente no último Evento Gourmet e pôde saborear as delícias preparadas por Andréa Righetto, da BoloArt:

Cecília Leite Ribeiro, Beatriz Icassatti, Marta Casarotti

Amir Kalaf, Klaus e Ceres Reichardt


Cristina Kalaf e Vera Pizzinatto

Cristiane Costa, Simone Tosello e Cristina Kalaf



Marisa Carvalho e Lena Kalaf



Guilherme Henriques, Gabriel Henriques, Andrea Righetto, Cristina Kalaff

Andréa Righetto


A Degusta agradece aos amigos e clientes que prestigiaram conosco esta comemoração! Esperamos vocês nos próximos eventos!