quarta-feira, 30 de junho de 2010

"Decorar exige cuidados"

Confira a matéria publicada na Gazeta de Piracicaba em 24 de junho sobre os cuidados básicos na hora de investir em uma decoração:


Decorar exige cuidados

Criatividade e algumas regras básicas são fortes aliadas na hora de compor o ambiente

Antes de pensar em decorar um ambiente é imprescindível verificar se está tudo certo com os pisos e paredes. Depois, analise as possibilidades de mobiliário, lembrando que existem lojas de decoração de alto padrão, muito luxuosas, feiras e até pontas de estoque.
Em tempos de sustentabilidade cabe também renovar móveis existentes, com a troca do acabamento ou uma nova maneira de utilizá-lo, o que gera economia, se comparado a novas aquisições.
Para a arquiteta Fabiana Gimenez de Moura, uma maneira de reconhecer gosto, estilo e se interar das novidadas é visitar lojas de decoração e pontas de estoque. 'Com este exercício é possível identidicar o que é viável em termos de gosto e custo.'


Atenção para as dicas da especialista

  • Aprenda a separar o que são desejos, sonhos, do que é essencial. O projeto de decoração não deve ser pensado com base em modismos ou somente estética. A casa deve atender as necessidades de seus moradores, usuários e ser um ambiente que propicie bem-estar, memórias, referências, que estimulem os sentidos e as emoções;
  •  Avalie os hábitos da família. Se a turma gostar de churrasco, por exemplo, a decoração deve privilegiar áreas externas e jardins. Se curtem assistir filmes, a atenção deve ser a sala de tv, home theater, com bom sofá e equipamentos. Adora receber amigos? A disposição dos móveis deve propiciar a conversa. Nesse caso, a sala de jantar precisa de mais cadeiras;
  • Gostam de cozinhar? O projeto precisa contemplar grandes bancadas, bons equipamentos e acessórios;
  • Quais os ambientes que os moradores ocupam mais? Com essa resposta é possível saber o que decorar primeiro;

    Além dessas questões, observa Fabiana,  outro ponto importante é saber quanto tempo irão permanecer no imóvel. Se for por um tempo maior, vale investir em bons móveis e acabamentos, caso contrário, o melhor é partir para itens mais econômicos, não desconfortáveis, mas de vida útil menor.
    'Para uma decoração bem sucedida a base também deve estar bem resolvida, em bom estado, funcionando corretamente - entede-se  por base: piso, parede, pontos de luz, louças, metais, entre outros', diz ela.

    Como planejar as compras?
    Verifique as possibilidades financeiras e os ambientes que serão privilegiados.

    Anote algumas regras:


    • Se a casa não tiver nada, a primeira providência são os acabamentos como piso, revestimentos, pintura, louças e metais;
    • Com a base garantida, o próximo passo são is móveis. Escolha primeiro sofá, mesa, fogão, geladeira. Sempre lembre das proporções, tamanho dos móveis para os ambientes que irão recebê-los;
    • Em seguida, é preciso pensar nas cortinas e tapetes, que trazem proteção, privacidade, aconchego e ainda delimitam espaços;
    • Depois, os móveis auxiliares como aparadores, mesas de centro, mesas laterais, entre outros;
    • Quadros, esculturas e objetos exigem pesquisa, então é possível comprar aos poucos;
    • Nada de comprar por impuslo, e menos ainda sem verificar medidas! Portanto, trena nas mãos!!

terça-feira, 29 de junho de 2010

"Espaço de Revitalização"

Confira a matéria que saiu na Gazeta de Piracicaba em 24 de junho sobre o bem-estar para a vida e o lar:

Espaço de Revitalização
Limpeza energética: inspire-se nas flores e traga alegria e paz para a casa

Muitas vezes, quando as pessoas precisam de ajuda ou de uma injeção de ânimo, elas buscam um lugar onde possam se sentir seguras e serem reconfortadas. Para algumas, esse local pode ser uma igreja, para outras um consultório terapêutico ou a casa de um amigo. Mas, e se esse espaço fosse a própria casa, como um lugar de paz, conforto e revutalização energética?
Para isso, entretanto, é preciso, primeiramente, apaixonar-se por essa idéia, o que dará motivação, persistência, despertará a criatividade e manterá a intenção.
Luciane Gerodetti, terapeuta floral, explica que o primeiro passo é realizar uma boa limpeza na casa. Tirar tudo aquilo que não é usado, que não agrada, que trazem lembranças negativas e fazer uma bela faxina geral.
"Como a proposta é transformar a casa num local de paz, aconselhamos que essas atividades sejam feitas com consciência. A pessoa deve proclamar que ao fazer a limpeza estará eliminando de sua vida todo e qualquer obstáclo entre ela mesma e o que deseja, abrindo caminho para uma nova harmonia", esclarece Luciane.

Limpeza energética
Depois dessa fase, a etapa seguinte inclui uma limpeza energética. "Nossa casa guarda registros de tudo que vivemos e pensamos, de nossas emoções e experiências, e de todas as sensações das pessoas que passaram por aó ou que frequentam este espaço", completa a terapeuta.
Para limpar o ambiente dessas memórias, a sugestão é a de jogar sal grosso pela casa. "Deixe o sal 'descansar' por duas horas e retire-o com vassoura e aspirador de pó. Quem quiser, pode passar um pano úmido com chá de lavanda para acalmar, estabilizar e harmonizar a energia. Depois de limpa, isso dá à casa uma nova informação. Pode também usar chá de alecrim para dar alegria e uma revigorada de ânimo", enfatiza Luciane.
A nova energia será fortalecida se o indivíduo se sentir grato por cada pedacinho de sua casa, mesmo que ainda não seja sua residência ideal. A gratidão é a porta para todos os milagres e a mãe da alegria.
"Encontre um espaço, pode ser bem pequenino, pois o que vale é a intenção. Faça nele um altar e coloque ali símbolos de coisas que tragam força, felicidade, bem-estar. Não precisa ser um altar religioso. Ele tem que ser um local especial em sua casa, que fale ao coração e inspire", finaliza.

Dicas complementares:
- Se tiver quadros tristes e solitários, avalie a possibilidade de trocá-los, faça um recorte de palavras positivas e espalhe-as pelo seu espaço;
- Use e abuse de vasos de flores. Elas encantam os olhos e o coração;
- Só é possível fazer da sua casa um espaço sagrado se o coração for tratado como um espaço sagrado, livre de mágoas, raivas e ressentimentos.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Evento Gourmet - Pães e Brownies

O Workshop de Pães e Brownies deste sábado (26) foi um grande sucesso! Muitos clientes puderam conferir as delícias preparadas pela Andréa da BoloArt e desfrutar de um agradável momento de confraternização e aprendizagem no espaço Gourmet na Degusta.

Andréa preparou três receitas de pães e uma receita fabulosa de brownie que fascinou todos os convidados. Uma mistura de aromas intrigantes invadiu a loja por inteira e trouxe uma atmosfera aconchegante! A chef da BoloArt preparou uma receita de Brownie Tradicional, uma de Brioche, Pão integral com Nozes e a receita de Pão de Azeite que nós vamos disponibilizar para você aqui:

Pão de Azeite:

 Ingredientes: 

500g de farinha de trigo
15g de fermento fresco ou 2 colheres de sopa de fermento seco
10g de sal
320ml de água
100ml de azeite

Modo de preparo:

Misturar a farinha de trigo, o fermento e a água.
Incorporar o azeite e o sal.
Descansar a massa coberta por aproximadamente 30 minutos ou até dobrar de volume e sovar.
Cortar e modelar a massa.
Deixar crescer até dobrar de volume e levar ao forno a 200ºC por cerca de 30 minutos.


Confira as imagens do evento:

sexta-feira, 25 de junho de 2010

É amanhã: Evento Gourmet Com Andréa da BoloArt

Amanhã acontece mais uma comemoração dos dez anos da Degusta! Desta vez, quem comanda o Evento Gourmet é Andréa Righetto, a responsável pelas delícias criadas na BoloArt.
O workshop será de pães e brownies e os interessados devem se inscrever pelo telefone 3432-6401.

Confira a chamada que saiu hoje na Gazeta de Piracicaba:


Não perca esta saborosa reunião entre amigos na Degusta!

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Matéria sobre decoração na Gazeta de Piracicaba

Confira a matéria sobre cores e decoração que saiu na edição de hoje na Gazeta de Piracicaba:


Cores em tudo: marca registrada

Decoração revela a personalidade e pode influenciar no temperamento

O conceito "sua casa, seu templo" já foi assimilado. Prova disso é o número cada vez maior de pessoas que investem em novas decorações, cores e atualizações para suas residências.
Atitudes como simplesmente mudar a cor da parede ou o ambiente revelam a personalidade de quem quer deixar sua marca registrada e garantir bem-estar.
Mas, decisões impulsivas ou sem acompanhamento podem influenciar no dia-a-dia do morador.
A arquiteta Fabiana Gimenez explica como as opções de cores demonstram o perfil, o momento e o temperamento de quem reside no local e aleta para alguns cuidados. "Se a pessoa quer um ambiente calmo e acolhedor, nada de cor laranja na sala. Ou então, se há a tendência a temperamento depressivo esqueça as cores acizentadas ou escuras. Certamente o resultado não será o esperado. Assim como com o sal, devemos dosar cores, nuances e combinações para que fique na medida", explica Fabiana.
Para completar, a arquiteta destaca que "cores quentes como vermelho, revelam uma personalidade ativa, alegre e bem disposta. Já cores neutras como branco, destacam personalidades calmas, tênues. O azul é para pessoas comedidas e sem excessos. E o preto revela personalidade forte, é a cor da masculinidade, da força e da imponência."
Fabiana revela também o aumento de clientes masculinos. "É cada vez maior o número de homens que se interessam, participam e opinam sobre decoração e arquitetura". Mas, antes de seguir a moda ou tendências, veja se a cor que gosta acompanha sua personalidade ou se pode causar algum impacto direto ao ambiente onde reside.
"Dependendo de nosso estado de espírito podemos optar por cores que não são ideais para o ambiente e sim para o nosso momento. finaliza a arquitetura.

Via Gazeta de Piracicaba 

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Dica da SIA - "Festa: manual de instruções"

Confira algumas sugestões de muito bom gosto da Sia de como receber amigos em uma festa:


Tudo é pretexto para comemorar. Casamento, aniversário, despedida de solteira, open-house, jantar de amigas, jantar temático...
Ocasiões não faltam para se juntar. Mesmo em cima da hora, dá para organizar uma festa onde todo mundo se divirta, inclusive a dona de casa.
1- Para facilitar a comunicação entre os convidados, faça um marcador de lugar. Se marcar os lugares na mesa começar a se tornar uma dor de cabeça, deixe a sorte atuar: um sorteio reserva surpresas engraçadas.
2- Um toque refinado e muito apreciado: um presente para o convidado, como um simples figo colocado em cima de um guardanapo de linho.
3- Improvise buquês extravagantes para dar um ar festivo ao lar.
4- Prepare uma playlist musical misturando os gêneros, assim como idéias de brincadeiras e jogos para gargalhadas garantidas.
Tudo pronto! Agora é a hora de brindar numa linda taça de cristal!

Via: SIA Home Fashion

terça-feira, 22 de junho de 2010

Cheirinho de inverno

Ontem o Brasil celebrou a chegada do Inverno e, com o frio, não tem como deixar a casa sempre aberta para respirar. Isso acaba causando alguns odores indesejados pela casa, como o de mofo. A alternativa é usar os aromas para combater estes maus cheiros e deixar a casa ainda mais gostosa.

Nos armários: use sachês para absorver a umidade dos guarda-roupas. Os aromas de cravo e canela cumprem esta função e são ótimos para deixar um aroma marcante.

Nos quartos: Para relaxar, utilize borrifadores de lavanda, eles trarão paz e tranquilidade para o sono.

Na sala: Borrife aromas que fazem referência às especiarias como cravo e gengibre, ou a frutas cítricas. Pout Pourris com folhas secas e aromas amadeirados também são formas de aquecer o ambiente e decorá-lo.

No banheiro: Os perfumes ajudam a despertar e a esquentar. De manhã, acorde com disposição misturando um litro de água morna com cinco gotas de óleo de hortelã, duas de limão e três de gengibre. Jogue no corpo durante o último enxagüe. À noite, esquente-se para dormir com um escalda-pés com dois litros de água quente, cinco gotas de óleo de laranja, duas de hortelã e cinco de gengibre.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Copa do Mundo na Degusta

O Brasil inteiro parou para ver a seleção golear ontem no Mundial de futebol! Para entrar neste clima animado de torcida, nada como deixar a casa toda verde e amarela para atrair energias positivas para a seleção brasileira.

Na Degusta você encontra as legítimas panelas Le Creuset, famosas no mundo todo, com as cores da bandeira do Brasil! Perfeitas para preparar os melhores pratos e também para enfeitar a casa durante a Copa do Mundo.

Até 11 de julho, as panelas e refratários Le Creuset em verde, amarelo, azul e branco estão com 10% de desconto! Não perca esta oportunidade!

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Vem aí: Próximo evento Gourmet


Fiquem atentos ao próximo Evento Gourmet em comemoração aos dez anos da Degusta: um workshop de pães e brownies com a Andréa da Bolo Art.
Acompanhe o blog diariamente e saiba mais sobre a programação das comemorações da Degusta!

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Aromas IN!

Ter uma casa perfumada é sempre muito agradável, mas quais as melhores opções de aromas no momento? Confira as dicas da Casa Vogue do que está in para os aromas na sua casa com sugestões das marcas que você encontra na Degusta:



Velas: "Para deixar a casa perfumada, nada melhor que a boa e velha parafina munida de pavio - hit que data de 50 mil antes de Cristo! Com paginação moderna, as prateleiras estão recheadas de modelos coloridos, reutilizáveis e com os mais diferentes apelos"
Sugestão: As velas aromáticas da linha Varanda da Antik são ótimas para trazer tranquilidade. Elas têm notas de frutas cítricas, flores brancas, rosas, baunilha, musk e sândalo.



Difusor: "Pode ser usado tanto para espalhar a fragrância dos óleos como para os home sprays.
Sugestão: A Antik lançou a linha Toscana, inspirada em uma das regiões mais encantadoras da Itália. O difusor da linha tem perfume criativo e sensual.
Incensos: "Como avisa o prefixo, os palitos  feitos de resia aromática continuam na crista da onda.
Sugestão: Incensos lembram países exóticos, por isso, a linha Exotik da Antik é perfeita para aromatizar ambientes. Ela faz referência às especiarias, madeiras nobres, patchouli e âmbar que trazem uma atmosfera mística e sofisticada.
 Águas aromáticas: "Simples e direto: borrifar as roupas com o cheirinho preferido é uma invenção que veio para ficar".
Sugestão: As águas perfumadas para roupas da Antik vêm em diversos aromas das outras linhas. Todas com toques de lavanda, jasmim e ervas frescas.


quarta-feira, 16 de junho de 2010

Porcelanas na Degusta

Confira algumas das maravilhosas peças da Vista Alegre nas cores Rouge de Fer, Blanc de Chine e os modelos mais contemporâneos que você encontra na Degusta:

terça-feira, 15 de junho de 2010

Mesa Posta

No frio, uma das atividades que mais proporciona bem estar é preparar pratos deliciosos e saboreá-los em boa companhia. Para isso, é essencial uma decoração agradável e apropriada para cada refeição. Veja o que a Degusta preparou para você acertar na hora de organizar a mesa:

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Copa do Mundo na sua casa

A Copa do Mundo já começou e todos estão esquentando os tamborins para torcer pelo Brasil. Com isso, nada melhor do que convidar os amigos para fazer a festa em casa e vibrar pela seleção.
Confira algumas dicas para receber os convidados em casa e curtir os jogos da Copa em boa companhia:


- Posicione os seus móveis de maneira que nenhum deles bloqueie a passagem das pessoas. Mesas de centro podem impedir a comemoração na hora do gol;
-Dê atenção à quantidade de lugares para acomodar as visitas. Na falta de banquetas e cadeiras, espalhe almofadas no chão;
- Aproveite que estamos em plena festa junina e aposte nas clássicas  bandeirinhas, nas cores verde e amarela para alegrar o ambiente;
- O sofá, uma das peças em destaque na sua sala durante os jogos, merece roupa nova! Mantas ou capas nos tons da nossa bandeira são boa pedida;
- Providencie uma mesa recheada de petiscos para os seus convidados. Uma toalha e louça com o tema da Copa fazem o maior sucesso!

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Novas panelas da Copa do Mundo

O mundial de futebol já começou e a Degusta também está torcendo pelo Brasil, com as novas panelas da Le Creuset nas cores da bandeira nacional. O lançamento destas novidades foi ontem na Degusta, com degustação de vinhos e um saboroso coquetel. De brinde, os clientes levaram uma delicada bolinha de futebol de chocolate feita pela BoloArt. Foi um grande sucesso de vendas!
Confira as fotos do lançamento:

A partir de hoje até 11 de julho as panelas da Copa estão com 10% de  desconto, não perca esta promoção!

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Lançamento das novas panelas Le Creuset

É hoje o lançamento das novas panelas Le Creuset inspiradas na Copa do Mundo na Degusta! As melhores panelas estarão com as cores do Brasil para deixar sua cozinha deslumbrante.

Só hoje a Degusta dá um desconto especial de 30% aos itens desta linha.

Compareça à Degusta e aproveite para saborear um maravilhoso coquetel com vinhos!

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Dica de livros

Confira alguns livros que trazem o melhor da arte e decoração mundial, para você se inspirar:

Tupi or not Tupi: os séculos 19 e 20 são retratados pela perspectiva brasileira neste livro com 16 leituras de obras, que vão de Almeida Junior a Portinari. A seleção foi organizada por Taísa Palhares.
White Book: trata-se de uma compilação do artista brasileiro Waltércio Caldas, respeitado em todo o mundo. São 25 instalações representadas e assinadas por Caldas e organizadas pela Cosac & Naify.
Andanças: O escritor Philip Jodidio retrata o grande Tadao Ando, um dos maiores nomes da arquitetura contemporânea. O profissional foi homenageado pela editora Taschen em uma nova versão, que aborda a tradição nipônica sob uma perspectiva moderna.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Le Creuset na Copa do Mundo!

Nesta quinta-feira, dia 10, não perca o lançamento das panelas Le Creuset nas cores do Brasil para torcer na Copa! Somente neste dia, a nova linha terá um desconto especial! Não perca!




segunda-feira, 7 de junho de 2010

O frio e os ácaros

Nestes últimos dias o frio tem dado as caras e, com ele, vêm as gripes, os resfriados e as alergias. Os cobertores e edredons saem dos armários, o período seco se alastra e a poluição se instala nas cidades.
Uma forma de evitar que a saúde sofra com o frio é cobatendo os ácaros. Confira algumas dicas:


- Limpe a casa com aspirador de pó e pano úmido. Não utilize espanador, pois ele espalha sujeira pelo ambiente;
- Evite tapetes felpudos, que acumulam muita poeira. Você deve removê-los e lavá-los sempre, assim como as cortinas;
- Troque a roupa de cama semanalmente ;
- Encape os edredons com duvets e forre travesseiros e colchões com protetores, para evitar a proliferação de ácaros;
- Higienize os bichinhos de pelúcia pelo menos uma vez por semana e mantenha-os longe da cama das crianças;
- Mantenha a casa arejada, pois os agentes alérgicos crescem em ambientes úmidos e fechados;
- Evite a utilização de velas, inclusive as aromáticas.

Via Bem Dormir Bem Viver

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Dicas para receber os amigos em casa

Um bom anfitrião sabe que não é preciso muito trabalho para receber amigos e familiares, bastam apenas alguns cuidados e detalhes que fazem toda diferença. Confira algumas dicas para não errar na hora de receber convidados em casa:


• Conforto é fundamental. Se você não tem um sofá bacana, não há quem aguente. Tenha pelo menos um bom sofá em casa, onde duas ou três pessoas possam se sentar com dignidade. O ideal é ter um tecido com toque gostoso. Portanto, evite couro ecológico;
• Tentar reunir mais do que seis pessoas no mesmo ambiente não funciona. A conversa não flui direito e automaticamente os convidados se dividem em pequenos grupos. Procure observar... Em vez de uma grande sala para trinta convidados, melhor cinco ambientes para seis pessoas cada;
• Nada mais chato do que não ter onde apoiar um copo. Mesas laterais devem estar em toda parte. De preferência livres, sem muitos objetos pessoais e enfeites;
• Um compartimento para bolsas e casacos na entrada de casa é uma ótima ideia. Se você tem espaço disponível, vale a pena criar um lugarzinho assim;
• Não convide mais gente do que sua casa comporta. É horrível ter de ficar em pé o tempo todo. A menos que seja uma festa bem animada, na qual as pessoas estejam pouco preocupadas com conforto;
• Banquinhos compactos são uma ótima pedida para festas. Não ocupam muito espaço e funcionam como curinga na decoração;
• Jantar em uma “mesa de verdade” é muito chique. E coisa rara hoje em dia. Se sua mesa não é grande o suficiente, substitua o jantar por comidinhas. É deprimente comer com prato sentado em um sofá;
• Tenha guardanapos e cinzeiros espalhados pela casa. São muito úteis para os convidados;
• Se você não tem um lavabo, retire todos os itens de uso pessoal do banheiro, inclusive perfumes.Disponha várias toalhas para seus convidados. Brancas, de preferência. Sabonete líquido é melhor do que um em barra;
• Durante uma festa, se as bebidas ficam na cozinha, acerte na iluminação. Sair de uma sala escurinha e entrar numa cozinha clara, com luz fria, quebra qualquer clima. Abajures com luz quente sobre a bancada podem resolver esse problema facilmente;
• Televisão ligada, mesmo que com um DVD de videoclipes, é de mau gosto. Um som conectado a um iPod é suficiente. E não exagere no volume. A menos que a festa seja mesmo para dançar;
• As comidinhas não precisam ser servidas todas na mesma hora. Melhor é trazer aos poucos. E cada quitute é uma novidade para os amigos;
• Invista em design na hora de servir, como dispor os petiscos em objetos estranhos ou esteticamente bem resolvidos;
• Casa cheirosa é bom demais! Algumas essências compradas em lojas de perfume dão um toque extra em qualquer reunião. Se você ou seus amigos fumam, limpe os cinzeiros com grande frequência, como era feito nos restaurantes quando ainda se podia fumar. Se você não fuma, tenha cinzeiros mesmo assim.
• Cuidado com arranjos de flores e decorações exageradas. Em geral dão errado e ficam cafonas. Se você não tem talento para produzir uma mesa, melhor simplificar;
• Uma iluminação correta já é meio caminho andado para o sucesso de uma festa em casa. A luz deve ser equilibrada, nem muito escura e nem muito clara. Dê preferência para a iluminação indireta;
• Velas são charmosas e podem substituir as formas mais comuns de iluminação. Mas se você se animar, só tome cuidado com o fogo. 

Via Casa e Imóveis

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Dica da Sia para o Dia dos Namorados

Faltam duas semanas para o Dia dos Namorados e, para quem quer comemorar esta data com muito romance e sofisticação, a Sia dá a dica de como montar um jantar inesquecível:



Nada mais aconchegante e romântico do que comemorar o Dia dos Namorados com um jantar à luz de velas em casa. Então, solte a criatividade e monte uma mesa de jantar cheia de estilo.
A SIA Home Fashion criou duas propostas para você:






Via Sia Home Fashion

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Como ter uma sala de jantar elegante e funcional

Uma sala de jantar pode dar um up na decoração ou, se mal planejada, ser o ambiente mais inútil da casa. O designer Marcel Steiner dá dicas de como organizar uma sala de jantar tendo em vista a sua praticidade e beleza:



•    Pessoalmente, sou favorável a ter uma sala de jantar formal, com mesa, cadeiras e um belo aparador. Tudo isso dentro de um ambiente visualmente separado e com privacidade. Mas isso só vale para quem tem espaço. Se você mora em um apartamento pequeno, melhor tem uma mesa para refeições integrada com o restante da área social;

•    Minha mãe odeia oferecer jantares em casa. Ultimamente, até que ela tem se esforçado para reunir a família e preparar deliciosos almoços. Mas dá para contar nos dedos quantas vezes ela usou a sala de jantar em casa para receber. Neste caso, será que vale a pena ter uma mesa grande, onde cabe toda a família sentada? Ou seria melhor ter mais um espaço de estar e uma mesa menorzinha? Se este também é o seu caso, pense nisso;

•    Certa vez, um cliente me pediu para não incluir uma mesa de jantar em seu enorme apartamento. Achei um disparate. Ter uma mesa é imprescindível, mesmo para quem nunca cozinha ou recebe amigos. É desagradável ter que comer todos os dias em um balcão na cozinha ou sentado no sofá da sala. Consegui convencê-lo a colocar uma mesa grande e estreita, muito elegante, onde ele pode comer uma pizza ou até fazer uma reunião de trabalho. Em vez de muitas cadeiras, optei por apenas seis lugares, com assentos de diferentes funções e tamanhos. Há quatro cadeiras de madeira com palhinha em uma ponta e outras duas, mais confortáveis e com rodinhas, na outra;

•    Mesmo que você tenha espaço, não abuse da largura da mesa. Prefira uma mesa estreita, com no máximo 1,10 m, inclusive se ela for comprida. Eu nem gosto de passar de 1 m. Mas se você mora em um lugar menos espaçoso, a largura mínima de uma mesa retangular é 85 cm. Menos que isso fica apertado;

•    Mesas quadradas raramente funcionam, especialmente quando a casa é pequena. Para um ambiente com quatro lugares, uma mesa retangular é sempre a melhor opção. Duas cadeiras de um lado e duas de outro;

•    Dizer que uma mesa redonda ocupa muito mais espaço é bobagem. Depende do ambiente e do diâmetro da mesa. Se sua casa é pequena como a minha, uma mesa redonda com diâmetro de 1,20 m acomoda confortavelmente quatro cadeiras;

•    Nunca encoste mais de um canto de uma mesa na parede. Para ambientes pequenos, “matar” uma das pontas de uma mesa retangular na parede é um bom truque para ganhar espaço. Mas, por favor, não encoste uma mesa na quina da sala. Além de cafona, não faz sentido algum. Isso acontece sempre quando a mesa é maior do que deveria ser;

•    Um aparador tem grande serventia dentro de uma sala de jantar. No caso de apartamentos pequenos, a utilidade é ainda maior. É onde você vai apoiar tudo aquilo que não cabe na mesa, quando todos estão sentados;

•    Evite cores muito estridentes, como amarelo, vermelho ou laranja. Uma sala de jantar precisa de serenidade em função de seu uso;

•    Prefiro ter cadeiras com braço em qualquer tipo de mesa de jantar. É bem mais confortável e seus convidados vão querer ficar mais tempo sentados à mesa. Só tenha cuidado para manter o equilíbrio e não exagerar no tamanho das cadeiras. Nada pior do que ficar apertado durante um jantar!

•    Sempre me perguntam se é mais bacana servir um jantar com toalha ou jogo americano. Depende do gosto de cada um e da qualidade dos materiais. Eu adoro uma boa toalha branca de linho. É imbatível. Mas um jogo americano pode ficar simpático durante um jantar, desde que não seja de plástico ou vinil;

•    No que diz respeito à iluminação, gosto de pendentes sobre a mesa. A altura ideal é 70 centímetros partindo do tampo da mesa. Assim, a luz fica mais baixa e não ofusca quem está sentado. A quantidade de luminárias pendentes varia de acordo com o tamanho da mesa, naturalmente. Acho mais elegante ter pouca luz fora da superfície do tampo. Dessa forma, você destaca os pratos que estão sendo servidos e deixa o resto do ambiente mais agradável.

Via: Casa e imóveis

terça-feira, 1 de junho de 2010

Dicas para receber convidados

Reunir a família e os amigos é uma das maiores alegrias que existe. Uma festa com boa companhia e boa comida faz bem para a mente e para a alma. Porém, quando a reunião é na nossa casa, o normal é se preocupar com todos os detalhes.

A chef  e banqueteira Adriana Cymes dá várias dicas de como organizar uma confraternização sem stress e nem dor de cabeça. Confira:




    Faça o convite com pelo menos uma semana de antecedência.

    Três dias antes do evento, organize a lista do supermercado e compre o que for possível.

    Deixe flores, peixe, carnes, saladas e outros produtos frescos para comprar no dia da festa.

    Não esqueça o gelo, o papel higiênico, o guardanapo e a água.

    Se possível, contrate copeiras e garçons para servir os jantares. Assim dá para curtir a festa sossegada.

    Elabore o cardápio de acordo com a estação. Pense em algo sofisticado, mas simples.

    Reserve um aperitivo para quebrar o jejum antes do jantar.

    Separe e limpe a porcelana, os copos e as pratas com uma semana de antecedência.

    Termine de decorar a casa e arrumar os móveis até a manhã da festa.

    Marque exatamente a hora em que servirá a comida e calcule os intervalos.

    Dois dias antes compre as bebidas.

    Não esqueça da champanheira e de usar uma mesa de apoio para o bar e o café.



Via Espaço Receber